Temas para Iniciação Científica (IC)

As pesquisas acadêmicas e aplicadas são atividades importantes desenvolvidas pelo Departamento de Construção Civil, de acordo com a missão de avançar no conhecimento das áreas de sua atuação em benefício da sociedade.

Às vezes, iniciar uma pesquisa esbarra nos temas em que o aluno deve ou quer desenvolver. Para auxiliar estes alunos, abaixo, seguem alguns temas de desenvolvimento de pesquisas indicados pelo nosso corpo docente:

Clique aqui para ver a apresentação sobre Iniciação Científica do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP

  • Efeitos da Escala (Tamanho) para Análise das Políticas Urbanas Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    Por meio do levantamento, sistematização e análise de dados estatísticos e indicadores selecionados, com base em uma visão sistêmica das cidades, pretende-se identificar quais são os efeitos da escala urbana presentes nas cidades do contexto brasileiro, procurando explicações para os resultados no processo de urbanização brasileiro, nas políticas urbanas e nas teorias de sistemas complexos e a partir disso fazer uma análise crítica das ações e políticas urbanas.

  • Inventários de emissões antrópicas de gases de efeito estufa em projetos de requalificação urbana Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    O objetivo desta proposta de pesquisa é desenvolver um método abrangente para apoiar a elaboração de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao nível de uma região urbana específica, especialmente com foco em projetos de reabilitação urbana. Desenvolvimento de uma metodologia objetiva, prática, abrangente, segura e confiável de se avaliar os impactos decorrentes da implantação, alteração ou requalificação de empreendimentos no meio urbano.

  • Sistemas participativos de apoio à gestão do desenvolvimento sustentável em cidades e comunidades: aplicação da Norma ISO 37101 Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    O objetivo desta proposta de pesquisa é analisar o contexto tecnológico do planejamento e gestão de cidades e do desenvolvimento urbano sustentável (Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Big Data, Sistemas de Informação, etc), e aplicar a norma ISO 37101 comparativamente para ao menos dois sistemas de gestão para o desenvolvimento sustentável em comunidades.

  • Urbanização de favelas e a sua contribuição na resiliência urbana Sugerido por:

    Alex Kenya Abiko

    O objetivo desta proposta de pesquisa é analisar a urbanização de favelas, apontando seu papel na contribuição e transformação da resiliência urbana na cidade de São Paulo; a ideia é realizar um estudo comparativo entre o comportamento das favelas urbanizadas e das favelas não urbanizadas perante aos riscos de desastres naturais como por exemplo, as inundações e deslizamentos de terra.

  • Propriedades mecânicas dos Agregados Graúdos Naturais (método de ensaio e influência no concreto) Sugerido por:

    Sérgio Cirelli Angulo

    Estabelecer um método de ensaio para determinar módulo elástico e resistência de partículas individuais de agregados graúdos naturais submetido à carga de compressão.

    Analisar a influência da variabilidade do módulo elástico e resistência dos agregados no módulo elástico e resistência à compressão do concreto.

  • Concretos secos com RCD - Reatividade e otimização granulométrica Sugerido por:

    Sérgio Cirelli Angulo

    Desenvolver produtos cimenticios pré-fabricados ecoeficientes, usando finos reativos e granulometrias otimizadas de RCD, com desempenho comparável aos convencionais.

  • Variabilidade nos Agregados - Análise das fontes causadoras Sugerido por:

    Sérgio Cirelli Angulo

    Diagnosticar as causas da segregação de agregados de construção, desde a sua extração até o uso na usina de concreto.

  • Implantação de BIM nas empresas de Projeto Sugerido por:

    Silvio Burrattino Melhado

    Estudar a implantação da Modelagem da Informação da Construção nas Empresas de Projeto.

    Estudam-se os fatores de gestão de processos, de pessoas e de tecnologia nas empresas de projeto que adotam BIM (escritórios de Arquitetura ou de Engenharia), com base em pesquisas amplas (surveys) e estudos de caso.

  • Conservação de água em edifícios Sugerido por:

    Lúcia Helena de Oliveira

    Modelo para tomada de decisão de soluções para conservação de água.

  • Sistemas prediais de água quente Sugerido por:

    Lúcia Helena de Oliveira

    Comissionamento para sistemas prediais de água quente.

  • Sistemas prediais de esgoto sanitário Sugerido por:

    Lúcia Helena de Oliveira

    Levantar as características de desconectores para dimensionamento hidráulico de sistemas prediais de esgoto sanitário.

  • O papel das coberturas verdes nas edificações Sugerido por:

    Brenda Chaves Coelho Leite

    Estudo da contribuição do teto verde na redução do consumo de energia para se criar condição de conforto térmico em edificações.

    Estudo do potencial de retenção hídrica do teto verde. Determinação das propriedades termofísicas dos componentes utilizados em tetos verdes.

  • BIM e Acessibilidade Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    Verificar como as ferramentas BIM podem colaborar na avaliação técnica das edificações, no que se refere aos diversos requisitos de acessibilidade, considerando a normalização e legislação brasileira atual.

  • Apoio do BIM à obra Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    O uso de ferramentas que se apoiam no conceito BIM (Building Information Modeling) tem se demonstrado uma maneira de buscar qualidade nos empreendimentos através da tecnologia. Uma maior presença do BIM na obra representaria maior controle eficiência na obtenção dos quantitativos e, consequentemente, avaliação mais precisa dos custos e o estabelecimento mais adequado dos preços, entre outros benefícios.

  • BIM na Simulação Energética Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    As simulações se tornaram um importante meio de obter as informações necessárias para maximizar o desempenho energético de um edifício. O conceito BIM (Building Information Modeling) aplicado ao projeto resulta em um modelo que possui suas informações integradas e essas informações podem e devem ser muito bem aproveitadas para a Simulação Energética.

  • Coordenação de Projetos em BIM Sugerido por:

    Sérgio Leal Ferreira

    Por conta das possibilidades que o BIM apresenta, o processo de coordenação de projetos é significativamente alterado. O uso de novas ferramentas e novos fluxos de trabalho tornam os métodos anteriores obsoletos e, em alguns casos, incompatíveis. Um dos maiores problemas no gerenciamento de projetos é a efetivação da comunicação.

  • Simulação dos escoamentos nos sistemas prediais de esgoto Sugerido por:

    Cheng Liang Yee

    Estudo do escoamento interno nos sistemas de esgotos prediais e os efeitos da redução de consumo de água no desempenho dos sistemas.

  • Simulação dos processos de concretagem por um método de partículas Sugerido por:

    Cheng Liang Yee

    Modelagem dos escoamentos não-newtonianos e otimização dos processos de concretagem.